Fruto ou fruta?

54898654 - beauty model girl takes juicy oranges

Pergunta enviada:  Qual a diferença de fruto e fruta?

Tutor: Olá Matheus! Tudo bem?

Aluno: Olá, tudo sim e contigo?

Tutor: Tudo certo também!

Tutor: Vamos lá!

Tutor: Quando utilizamos o termo “fruto”, estamos nos referindo a uma parte mais técnica da botânica, seção da biologia que estuda as plantas. Teoricamente, fruto é o órgão da planta resultante do desenvolvimento do ovário, após a fecundação até a maturidade. Por outro lado, quando utilizamos o termo “fruta”, que é um termo mais genérico e popular, estamos nos referindo à designação dos frutos adocicados, suculentos e comestíveis, como o abacaxi, o mamão, a melancia, entre muitos outros!

Tutor: Também vale ressaltar que a principal função do fruto é proteger as sementes que estão em desenvolvimento em seu interior, mantendo-se fechados em torno delas até a sua maturação.

Tutor: Ficou clara a diferença entre os dois? 🙂

Aluno: Entendi, então posso dizer que fruta pode ser tanto originada do fruto quanto de pseudofrutos? Eu coloquei essa resposta em uma questão aberta.

Tutor: Não! Fique atento, pois essa parte costuma ser muito cobrada nos vestibulares. A palavra fruta pode se referir tanto a frutos quanto a pseudofrutos, doces e comestíveis. Porém, vale ressaltar mais uma vez que a palavra fruta é um termo popular! Em botânica essa palavra não existe. Também devemos tomar cuidado para não confundir frutos e pseudofrutos. O pseudofruto, por ser carnoso e suculento, muitas vezes é confundido com o fruto. Entretanto, preste atenção nas diferenças: o FRUTO cresce a partir do desenvolvimento do ovário da flor, enquanto que o PSEUDOFRUTO não cresce da flor, mas sim do próprio fruto ou de outras partes florais (como receptáculos e pedúnculos).

Tutor: Como exemplos de pseudofrutos, temos: caju, maçã, morango…

Tutor: Respondi a sua pergunta ou ainda está um pouco confuso?

Aluno:  Por último

Aluno: Posso considerar epicarpo como casca de um fruto?

Tutor: A grande maioria dos materiais didáticos considera o epicarpo como sendo a casca de um fruto; porém, essa afirmação é um pouco informal, pois existem algumas exceções; mas sim, na grande maioria dos casos você pode considerar o epicarpo como sendo a casca, pois ele é a parte mais externa do fruto.

Aluno: Entendo.

Aluno: Por enquanto essas eram as dúvidas.

Aluno: Obrigado Matheus. Ajudou muito!

Tutor: Que ótimo! Fico feliz em saber disso.

Tutor: Qualquer outra dúvida ou sempre que precisar, estamos à disposição.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s