9 dicas científicas que podem te ajudar a aprender e lembrar qualquer coisa rapidamente

As pessoas, principalmente crianças e adolescentes, podem e devem praticar a habilidade de aprender se elas tiverem chances de lutar contra a vontade dos pais de serem aquilo que desejaram para elas. Mas algumas pessoas apenas estudam e pensam da mesma forma durante toda a vida, sem aprimorar os seus métodos e hábitos.

Felizmente, a ciência cognitiva tem olhado atualmente para como as pessoas aprendem e os resultados têm sido extremamente positivos. Trazemos para você nesse post algumas das dicas científicas que encontramos em relação ao aprendizado.

 

 

1 – As habilidades são mais fáceis de desenvolver como peças individuais.

 

Se você quer tocar guitarra, por exemplo, não pense em aprender tudo de uma vez. Coloque uma meta, mesmo que seja pequena, de aprendizado de alguns acordes, como colocar eles juntos.

Com o tempo, a acumulação dessas pequenas habilidades vai contribuir para a habilidade completa de tocar guitarra.

É uma técnica que se aplica ao aprendizado mecânico e também a lições baseadas em fatos.

ryoji-iwata-669950-unsplash

 

2 – Ser uma pessoa multitarefa não ajuda, principalmente para armazenar novas informações

A maioria das pessoas entende que ser multitarefa é um mito – o seu cérebro não consegue manter a mesma atenção para duas tarefas simultaneamente. Mas algumas pessoas continuam sendo multitarefa no ato de estudar.

Além de quebrar uma tarefa grande em partes menores, tenha certeza de que vai colocar total energia em cada uma dessas partes. Quando você se distrai, são necessários 25 minutos para voltar com o seu foco na atividade principal.

Com o passar do tempo, ser multitarefa significa apenas que você está entendendo parcialmente diferentes conceitos e habilidades, sem ter o domínio completo de nenhum deles.

 

chris-liverani-552011-unsplash

 

3 – Escrever o que você acabou de aprender ajuda a fixar o conteúdo na sua cabeça

Se você quer traduzir informação em conhecimento, pesquisas sugerem que você deveria escrever em um papel o que você aprendeu.

Um estudo de 2014 do Instituto Sage Journals, mostrou que estudantes que tomam notas escrevendo manualmente no papel, aprenderam mais do que estudantes que digitaram notas em seus notebooks. Após vários testes, o grupo do papel e caneta demonstrou ser mais adepto a lembrar fatos, separar idéias complexas e sintetizar informações.

Pesquisadores dizem que o ato de tocar a caneta para anotar no papel cria uma conexão cognitiva com o material, muito maior do que simplesmente digitar, que é um ato muito mais rápido, o que dificulta a sua retenção. Escrever força a sua mente a se confrontar com ideias, o que acaba contribuindo para gravar melhor os conceitos ensinados.

ilya-ilford-281346-unsplash

 

4 – Erros devem ser comemorados e estudados

Ser perfeito é subestimar a si mesmo. Aprender é fazer tentativas, falhar e encontrar a lição que você errou, para poder entender melhor um assunto.

Em um estudo de 2014 da revista Science, cientistas descobriram que o nosso cérebro tem um espaço mais ou menos reservado para os erros que cometemos. Podemos usar essas memórias depois para aprender com esses erros e melhorar nas próximas tentativas.

stephen-isaiah-1141318-unsplash

 

5 – Ser otimista ajuda você a ter sucesso

Enfraquecer os jovens com um reforço negativo pode fazer com que eles fiquem presos em uma rotina mental, cheia de dúvidas e ansiedade, ambas muito tóxicas para o aprendizado.

“A ansiedade impede você de explorar as situações e padrões de pensamento reais que podem trazer soluções para os problemas”, disse o professor de Harvard Alison Brooks.

Outros estudos da psicologia positiva, mostram também que a probabilidade de sermos bem sucedidos em praticamente qualquer coisa aumenta quando temos uma mente aberta e enxergamos espaços para melhorias.

 

6 – A velocidade de leitura pode otimizar o tempo de aprendizado

Se você consegue ler rapidamente, você consegue aprender mais rápido. Embora você possa pensar que a velocidade de leitura exige muito esforço, programas como o gratuito Spreeder aumentam o ritmo aos poucos tornando esse processo de ler mais rápido melhor.

Ao treinar o seu cérebro para processar palavras mais rápido, você se acostuma a ler blocos inteiros de palavras ao invés de pensar em cada uma individualmente, o que diminui a sua velocidade de aprendizado.

thought-catalog-233189-unsplash

 

7 – Pratique, pratique, pratique


Em 2004, um estudo publicado na revista Nature descobriu que o ato de fazer malabarismos produzia mais massa cinzenta no cérebro. Quando as pessoas pararam de fazer malabarismos, a massa cinzenta desaparecia. Não havia nada de especial no malabarismo em si, apenas a repetição.


Os neurocientistas chamaram esse processo de “poda”. Refere-se aos novos caminhos que são formados repetidamente, até o ponto em que permanecem para sempre.


Em outras palavras, as habilidades seguem o princípio: ou são usadas ou são deixadas de lado.

 

emily-reider-513130-unsplash

 

8 – Use o que você sabe para aprender o que você não sabe


Se você encontra um assunto em que têm dificuldade de lidar, é importante buscar como isso se relaciona com algo que você já aprendeu. Essa prática é chamada de aprendizagem associativa.

 

Suponha que você goste de futebol, mas luta para aprender cálculo diferencial. Se você consegue ver as semelhanças entre um passe em espiral e a inclinação de uma curva, há uma chance melhor de entender esse conceito abstrato de matemática por exemplo.

 

 

9 – Ensinar outras pessoas te ajuda a aprender mais


Quando você pega algo que você aprendeu e coloca em suas próprias palavras, você não está apenas demonstrando o domínio de uma idéia – você está aperfeiçoando a própria compreensão dela.


Quebrar as informações em pequenos pedaços que alguém pode facilmente entender, faz com que você entenda melhor o que está falando.


É por isso que os irmãos mais velhos são geralmente mais inteligentes do que os irmãos mais novos, sugeriu um estudo de 2007 – porque um dos trabalhos do irmão mais velho é transmitir conhecimento depois de tê-lo recebido.

 

lonely-planet-643027-unsplash

call to action tutor mundi
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s