5 dicas indispensáveis para mandar bem na Redação

Hoje convidamos nossa tutora Lara Gonçalves Mesquita, que cursa Medicina na UFRJ, para dar dicas para você de como mandar bem na redação 😉 Vamos lá?

1º)Utilizar áreas de conhecimento

Áreas de conhecimento são essências de um texto e ajudam a enriquecê-lo. Elas podem assumir diversas formas: podem ser um fato histórico; um livro conceituado; um conhecimento de alguma outra matéria como Sociologia, Filosofia, História, Geografia, Biologia; uma citação de algum personagem reconhecido historicamente; um dado estatístico relacionado ao tema.

2º)Ter um vocabulário rico

É sempre importante evitar repetição de termos, palavras ou expressões. Para isso, o aluno tem que ter à mão um vocabulário diverso, em que consiga expressar com diferentes palavras a tese de seu texto, objetivando defender seu ponto de vista. Caso contrário, o texto se torna repetitivo e, por muitas vezes, cansativo.

3º)Estar ligado nas notícias do Brasil e do Mundo

Na maioria das vezes, os temas trazidos pelas redações de vestibulares contêm em seu cerne uma questão atual que vem sendo discutida. Por isso, o aluno deve tentar ao máximo se informar do que vem acontecendo no planeta e as polêmicas que estão em voga, para que possa conhecer todos os lados de uma mesma discussão, e dispôr dos melhores argumentos quando for construir seu texto.


4º)Utilizar uma linguagem formal

Não é necessário escrever um texto “erudito” na hora da redação nem usar palavras “difíceis”. Todavia, é preciso evitar gírias, variações regionais, expressões populares, coloquialismos, palavras abreviadas e despreocupação com as normas gramaticais. Para isso, é recomendável ler e se espelhar em redações anteriores que receberam boas notas no exame a que se quer prestar.

5º)Organização das ideias

Por último, mas não menos importante, a palavra-chave é planejamento. Isto é, antes de sequer começar a escrever as primeiras linhas de seu texto é essencial que o aluno reflita sobre as ideias que quer transmitir e como irá encadear seu raciocínio. Com isso, é imprescindível que se separe alguns minutos para pensar e pôr no papel alguns itens como: qual será a tese defendida, que argumentos a sustentarão, qual será a proposta pro problema trazido e as áreas de conhecimento que irá encaixar para enriquecer o texto.

E aí gostou das dicas da Lara? Clique abaixo 👇🏽 para criar sua conta e tirar suas dúvidas hoje mesmo sobre qualquer matéria, inclusive Redação.

call to action tutor mundi
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s