Skip to content
4 dicas práticas para reduzir a e... 4 dicas práticas para reduzir a evasão no seu cursinho

novembro 13, 2019

Seu cursinho enfrenta dificuldades em reduzir a evasão? Descubra nesse artigo dicas práticas de como motivar e engajar os alunos da sua instituição.

Muitas pessoas tem um sonho que desejam alcançar ao longo da sua jornada e, ao menos uma vez na vida, ele está relacionado a educação e a formação delas como pessoas. Entretanto o caminho para se chegar lá é longo e demanda muito mais do que apenas o tempo para o estudo.

São vários os obstáculos que aparecem na vida do estudante que podem levá-lo a desistir dos estudos, como por exemplo: dificuldades de aprendizagem, má gestão das instituições de ensino, problemas financeiros, etc. Algumas situações são incontroláveis (ex: questões financeiras) e outras podem ser contornadas pela sua instituição de ensino de forma a reduzir a evasão. Veja as 5 dicas que separamos para você manter os seus alunos engajados e motivados ao longo do ano:

1) Entenda os custos da evasão e mapeie os principais motivos

Os exemplos que citamos acima sobre os motivos que levam um aluno a desistir de estudar pelo seu cursinho ou escola são exemplos mais genéricos. Cada instituição tem um perfil diferente de estudante e entender a realidade de cada um deles vai ajudar no mapeamento da origem da evasão.

Esse mapeamento deve ocorrer juntamente com o entendimento de quanto custa a saída de um aluno da sua escola/cursinho. Já dizia o grande teórico do marketing Philip Kotler: “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”. Os esforços para manter um aluno que já conhece a sua instituição e confia no método aplicado pelos professores representa uma economia grande para o seu negócio.

2) Acompanhe a frequência dos alunos

A saída de um aluno não acontece da noite para o dia, e ele pode dar alguns sinais antes de abandonar os estudos. O primeiro deles pode ser a ausência nas aulas de forma mais frequente. É importante que a sua escola/cursinho tenha um sistema de monitoramento de presença e faltas para que aconteça uma aproximação efetiva com os seus alunos. Dessa forma você consegue entender quando o aluno está demonstrando falta de engajamento e ter uma abordagem de ajuda para que ele possa ter o apoio necessário.

3) Entenda se a metodologia está ajudando o aluno

O seu aluno está no centro de todo o aprendizado que é passado pelos professores? Em uma sala de aula tradicional as informações são passadas de forma unilateral para os alunos, e na maior parte das vezes ignora que cada um tem uma forma diferente de aprendizado. Muitas escolas e cursinhos estão propondo uma abordagem PBL (Aprendizagem Baseada em Problemas) de forma que o estudante possa incorporar conceitos por caminhos alternativos, por meio de projetos transdisciplinares.

4) Invista em tutoria online

Reduzir a evasão não é um problema com uma resposta simples, como você pode ver ao longo do texto. Muitos estudantes sentem dificuldade de aprender em sala de aula, e após o término de uma aula com o professor, o momento de estudar sozinho fica mais complicado.

Alguns cursinhos e escolas já possuem o seu próprio sistema de monitoria com professores, ex-alunos e voluntários que estão dispostos a ensinarem por mais tempo para quem vai prestar o vestibular. Entretanto essas sessões de monitoria contam com vários problemas como salas lotadas, dificuldade de locomoção dos alunos para um espaço físico onde possam tirar suas dúvidas e falta de disponibilidade dos voluntários que vão ajudar nesse processo.

É nesse momento que entra a tutoria online. Ela é uma forma de estender a influência das monitorias na vida dos alunos em qualquer hora do dia que eles sentirem a necessidade de aprender mais. Por exemplo, pode ser que o aluno tenha dificuldades em Equações do 2º grau em Matemática, e após sair da aula, queira tirar uma dúvida com o professor fisicamente. Só que o professor pode ter que dar outras aulas e tem um espaço de tempo muito curto para dar atenção ao aluno. Com a tutoria online esse tipo de situação não acontece mais, e o estudante pode ser ensinado a qualquer momento.

Conclusão

Existem várias possibilidades de reduzir a evasão dos seus alunos, e cada uma pode se adequar de forma diferente a sua instituição de ensino. A equipe do TutorMundi desenvolveu uma forma de contornar alguns desses problemas através de relatórios personalizados para cada aluno por meio de uma plataforma que capta dados de aprendizado em tempo real. Caso queira conhecer mais sobre a nossa solução clique aqui.

...