Você estudou muito para uma prova e não conseguiu a nota que queria. Mas adivinhe: isso não acontece somente com você, mas com quase todos os estudantes! Por isso não deixe que isso tire o melhor de você, apenas considere como uma experiência de aprendizado e saiba que você vai se sair melhor em uma próxima vez. Vamos te dar 4 dicas rápidas para superar esse momento e dar a volta por cima nos próximos testes.

  1. Lembre-se: Você ainda pode passar apesar de falhar em uma prova específica

Sim, falhar em uma prova é ruim, mas não é o fim do mundo. Ainda existe uma grande chance de você conseguir uma boa nota no final de tudo. Este teste pode não mostrar todo o seu desempenho.

Caso essa prova seja a do ENEM, existe uma metodologia que se chama TRI que leva em conta vários fatores que podem fazer com que você possa conseguir a nota desejada mesmo tendo ido mal em uma matéria específica.

Caso seja uma prova da escola, colégio ou simulado do cursinho, é importante pedir para seu professor analisar junto com você os seus erros, para que você possa entender completamente onde e como as coisas deram errado. Da próxima vez, você terá uma idéia mais clara de como estudar e conseguir a nota que deseja.

2. Aceite sua própria responsabilidade

No começo pode ser difícil, mas é melhor do que fingir que nada aconteceu. Talvez você não tenha estudado o suficiente ou tenha perdido algumas aulas. É tudo compreensível, e todos nós passamos por isso. Quando você aceita as responsabilidades, pode relembrar o que precisa ser mudado para se preparar melhor para a próxima prova. Transforme esse momento em uma valiosa experiência de aprendizado da qual você pode crescer e, em seguida, use seu novo conhecimento para passar, ou melhor ainda, para o seu próximo teste!

3. Não abandone suas aulas

Muitos estudantes veem a opção de abandonar as aulas como uma solução para uma nota ruim ou uma reprovação. Mas nem sempre é necessário acessar esta opção. Isso deve ser usado como último recurso depois que todas as opções estiverem esgotadas. Antes de pensar em desistir, tente formar grupos de estudo ou ter ajuda com os seus exercícios e matérias que não entendeu bem 24 horas por dia, 7 dias por semana, no TutorMundi.

4. Não se importe (tanto) com isso

Sabemos que pode ser realmente chato ir mal em uma prova. Mas não deixe que isso estrague seu humor. Pense um pouco e tente adicionar alguma positividade na sua rotina! Lembre-se de que você tomará as medidas necessárias para melhorar muito da próxima vez. Saia e compre seu sorvete ou doce favorito. Pequenas atitudes como essa podem realmente te ajudar a se sentir melhor.

Não deixe essa nota ruim tirar o melhor de você! Continue se esforçando, estude bastante da próxima vez e você estará de volta nos trilhos antes que perceba.